
Compostagem Doméstica: O que é e Como Começar
A compostagem é uma prática antiga que tem sido usada por agricultores há décadas para produzir fertilizantes orgânicos. No entanto, com o aumento do interesse pela agricultura sustentável e a consciência ambiental, mais e mais pessoas estão descobrindo que a compostagem também pode ser feita em casa.
A compostagem é o processo de decomposição de restos de alimentos e outros materiais orgânicos, como folhas, palha e grama, para criar um fertilizante orgânico. É uma prática simples e econômica que pode ser usada para melhorar a saúde do solo e reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário.
Começar a fazer a compostagem em casa é fácil e exige poucos materiais. Primeiramente, você precisará de uma composteira ou caixa. Você pode construir uma composteira com alguns materiais simples, como tábuas de madeira, pregos, parafusos e um pedaço de arame para fazer o teto. Se você não quiser construir uma, há vários modelos prontos à venda em lojas de jardinagem.
Uma vez que você tenha sua composteira, é hora de começar a adicionar os materiais para a decomposição. É importante misturar os materiais orgânicos que você colocar na composteira, como restos de alimentos, folhas e grama. Você também pode adicionar alguns materiais inorgânicos, como papel, cartão e algumas espécies de madeira. No entanto, é importante evitar adicionar materiais como plástico, metal, vidro e outros itens inorgânicos na sua composteira.

Como fazer a sua composteira doméstica
1) Primeiramente, compre três caixas de plástico com os seguintes tamanhos: 30 x 40 x 15 cm de altura pra famílias com até duas pessoas e 45 x 60 x 30 cm de altura pra famílias com até cinco pessoas.
2) Em segundo lugar, com uma furadeira, faça buracos de aproximadamente meio centímetro de diâmetro em duas das caixas.
3) Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro). Depois acrescente o material orgânico úmido (os restos de alimentos) e o material seco (serragem, por exemplo). A proporção deve ser sempre 2:1 e todo o material deve estar muito bem picado. Esta caixa é chamada de digestora.
4) Em seguida, empilhe as três caixas, uma em cima da outra. A de baixo é a que não tem furos e deverá ficar vazia. Ela servirá para o escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico. A caixa do meio é a digestora (que contém a terra). E a de cima deverá ficar vazia e só será utilizada quando a segunda estiver cheia. As minhocas utilizam os buracos pra migrar de uma caixa pra outra.
5) Quando a caixa do meio estiver completamente cheia, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. As minhocas ficarão no andar superior, andando de um lado para o outro, produzindo o húmus, enquanto você torna a despejar o ?lixo? orgânico na caixa vazia.
6) O composto precisa ser mexido sempre que forem adicionados novos restos de comida. Isso porque a oxigenação auxilia a ação dos micro-organismos e é importante pra evitar o cheiro ruim. O composto também precisa estar sempre úmido. O teste simples, de pegá-lo com a mão e apertá-lo é suficiente pra saber se a umidade está boa o suficiente. Se estiver muito seco, adicione um pouco de água.
7) Por fim, geralmente depois de 50 dias, o adubo estará pronto. Ele deve apresentar um aspecto quase homogêneo. O volume deve ter reduzido, aproximadamente, 50% e sua coloração deve ser escura, também deve estar um pouco escorregadio. Dica: se quiser, use uma peneira para homogeneizá-lo, ficará com uma aparência melhor.

O que devo ou não colocar na minha composteira?
Você pode colocar na composteira doméstica:
Você não pode colocar na composteira doméstica:
Observação: deixe secar ao sol as cascas das frutas cítricas antes de irem pra composteira.
Depois de adicionar os materiais na composteira, é importante monitorar o equilíbrio da umidade e temperatura e virar os materiais regularmente para garantir que a decomposição seja eficaz. O processo de decomposição normalmente leva entre três e seis meses, dependendo da quantidade de materiais adicionados e da qualidade do solo.
Quando o processo de decomposição estiver concluído, você terá um fertilizante orgânico de qualidade. Esse material pode ser usado para fertilizar seu jardim ou sua horta. Ele também pode ser usado para melhorar a qualidade do solo, ajudando a manter suas plantas saudáveis e resistentes a pragas.
Poderá adicioná-lo na terra e plantar o que preferir: temperos como alecrim, salsinha, coentro e pimenta, tomate, frutas, verduras, flores?
Já o chorume, por sua vez, pode ser diluído em água (1 litro de chorume pra 20 litros de água) e utilizado pra regar suas plantas. Para plantas em vasos deve-se usar 100 ml dessa solução a cada 10 dias.

A compostagem é uma prática fácil, econômica e ecológica que pode ajudar a melhorar o solo e reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário. Se você está procurando uma maneira simples de começar a fazer compostagem em casa, não hesite em começar.
?