builderall



De acordo com a SABESP, os dados mostram que o nível de água na Cantareira está bem abaixo da sua medida histórica, de 46,5%, o que suscita preocupação das autoridades hídricas e, principalmente, dos 7 milhões dos usuários de água da represa espalhados pela Região Metropolitana de São Paulo.


Esta baixa do nível de água na Cantareira tende a permanecer já que os institutos de meteorologia não preveem chuvas para os próximos dias. A Agência Nacional de Águas (ANA) estabelece como faixa de alerta de um reservatório quando o nível útil de água fica abaixo dos 40%. ESTAMOS EM ALERTA!!!




Neste dois sites podemos encontrar informações úteis sobre o nível da água e outras informações técnicas a este respeito.



SABESP - https://mananciais.sabesp.com.br/Home



NÍVEL DA ÁGUA EM SP - https://www.nivelaguasaopaulo.com/cantareira



No Sausalito, nosso sistema de abastecimento de água não está muito diferente! Nossos reservatórios estão com níveis muito baixos e com a estiagem deve piorar.


É urgente que cada morador possa colaborar economizando água em suas residências para que este nosso bem vital não venha a faltar! Pedimos que leiam estas dicas de como economizar água e apliquem em seu dia a dia.


Com a união e colaboração de todos conseguiremos atravessar este difícil período com mais tranquilidade.







Como economizar água?


Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água. Confira as dicas a seguir.


1. Cronometre o banho


Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.



2. Desligue a torneira ao escovar os dentes


As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando a água.



3. Ensaboe todas as louças de uma só vez


Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os outros itens.



4. Limite o uso da máquina de lavar


O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.



5. Reaproveite a água da máquina de lavar


A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas. Caso precise guardar essa água por alguns dias, o ideal é utilizar um pouco de cloro para evitar a proliferação de micro-organismos que causam mau cheiro.



6. Não lave calçadas com mangueira


Lavar a calçada com mangueira é uma atitude pouco consciente e pode representar um gasto de 120 litros de água. Em Fortaleza, por exemplo, existe multa para quem faz uso contínuo de água nessa atividade. Portanto, prefira usar a vassoura para limpar o quintal e a calçada.



7. Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento


Usar sempre a mesma quantidade de água na descarga é desperdício. Já existem sistemas desenvolvidos para liberar água na bacia sanitária de acordo com a necessidade. A válvula de duplo acionamento pode ser instalada tanto em descargas de parede quanto em caixas acopladas.



8. Verifique e corrija quaisquer vazamentos


Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água ? além de dar um susto na conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda especializada.



9. Feche bem as torneiras


Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la



10. Lave o carro com baldes


Não use a mangueira para lavar o carro ? opte por baldes, que evitam o desperdício. Outra forma de economizar é a ecolavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Basta ter dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água.



11. Coloque um balde embaixo do chuveiro


Para coletar aquela água fria do chuveiro que raramente entramos embaixo antes de esquentar, ao invés de desperdiçar esta água, armazene-a

em baldes e use depois para outros fins, como por exemplo - regar plantas, dar descarga no vaso sanitário, lavar o chão, etc.




Diretoria da SABS